Os 50 anos do VW Golf : A Origem!

No mundo automóvel o Volkswagen Golf representa muito mais do que um simples automóvel. Em 50 anos de carreira, 8 gerações e cerca de 37 milhões de unidades produzidas, o Golf é até hoje o Volkswagen mais vendido do mundo. Uma história de sucesso que faz dele um dos colossos da indústria automóvel. Vamos conhecê-la!

Nos anos 1960, a Volkswagen é uma marca próspera, mas muito dependente do muito conhecido Carocha que conta já com 15 anos de carreira. Pelo que os dirigentes começam já a pensar na sua substituição.

Os engenheiros da marca alemã vão então explorar as mais variadas soluções, não só no design, mas também ao nível das motorizações. Com a aquisição da sua nova filial Audi, a Volkswagen tem acesso a um novo motor 4 cilindros refrigerado por água num estado de desenvolvimento muito avançado.

Para além das suas equipas, a Volkswagen decide solicitar a ajuda da Porsche para o desenvolvimento do sucessor do Carocha, dando assim origem a dois projetos distintos.

Volkswagen EA-266

Enquanto a Porsche vai seguir a tradição da marca de Wolfsburg, mantendo a sua aposta no velho motor boxer arrefecido a ar, instalado em posição traseira com o protótipo EA-266.

A equipa de engenheiros da Volkswagen opta por uma solução que rompe com a tradição, mas que é cada vez mais utilizada pelas marcas concorrentes. O protótipo EA-276, por seu lado, vai recorrer à tracção dianteira e colocar o motor em posição frontal.

Nova equipa, novo projeto

Com a chegada da década de 70, os problemas agravam-se para a Volkswagen. Os resultados financeiros da marca alemã são desastrosos, levando à nomeação de uma nova equipa de gestores liderada por Rudolf Leidig. Este rompe totalmente com a anterior estratégia e quer levar a Volkswagen no caminho da modernidade.

Apesar de terem atingido um estado avançado de desenvolvimento, ambos os projetos são abandonados. Os vários exemplares do EA-266 projectado pela Porsche serão destruídos. Enquanto o EA-276, por sua vez, será utilizado anos mais tarde pela Volkswagen do Brasil, para o desenvolvimento do Volkswagen Gol.

Volkswagen EA-337

A nova equipa de dirigentes decide começar um novo projeto, com o nome de código EA-337. Para isso, vai pôr a contribuição todas as marcas do grupo, enquanto a Audi fica encarregue do novo motor, a NSU, marca recentemente adquirida pela Volkswagen, vai trabalhar na transmissão.

Se as soluções técnicas são desenvolvidas internamente, a parte estilística será entregue à Ital design liderada por Giorgetto Giugiaro, a quem a marca alemã já tinha encomendado outros modelos, tais como o Passat e o Scirocco.

Enfim um novo modelo

Em maio de 1974, é finalmente apresentado oficialmente o sucessor do Volkswagen Carocha, batizado de Golf.

Compacto, com o comprimento de 3,81 metros, o novo Volkswagen Golf assume um estilo equilibrado dotado de linhas rectilíneas, generosas janelas e uma qualidade de construção acima da média.

No que a motores diz respeito, o Golf proponha um motor totalmente novo de 1100 cm3 com 50 cv, e o motor de 1500 cm3 já utilizado no Volkswagen Passat, com 70 cv de potência.

Uma saga de sucesso

Se na altura do seu lançamento, ninguém poderia prever o sucesso deslumbrante deste automóvel compacto. O que é certo, é que o Volkswagen Golf rapidamente se afirmou como o automóvel emblemático de toda uma geração.

Em apenas dois anos, o citadino alemão ultrapassa o milhão de unidades vendidas. O que não impedirá o construtor alemão de o ir atualizando, em 1975 dá um golpe de mestre com a apresentação do Golf GTI. Uma versão desportiva que vai despoletar uma nova categoria, que iria influenciar toda a concorrência.

Volkswagen Golf GTI

Outras surpresas da Volkswagen: em 1976 tornou-se o primeiro compacto com motor diesel, surpreendendo tudo e todos, quando em 1982 apresentou a versão GTD, equipado com o primeiro motor turbo-diesel (um 1,6 l de 70 cv) utilizado nesta categoria de veículos.

50 anos, 8 gerações de vw Golf.

Com quase 7 milhões de unidades vendidas até 1983, esta primeira geração é o início de uma saga de sucesso, seguir-se-ão outras sete gerações, incluindo o atual Volkswagen Golf 8 lançado em 2019.

Vive a Tua Paixão!

4 thoughts on “Os 50 anos do VW Golf : A Origem!

Deixe um comentário