Citroën Traction 15-Six H: Laboratório sobre rodas!

Primeiro grande herói da saga da marca aos “chevrons”, o Citroën Traction Avant marcou indiscutivelmente a história automóvel europeia. Inovador, este modelo assumiu as mais variadas versões, formando uma gama completa. Desde o pacífico Citroën 7, passando pelo Citroën 11, até culminar no topo de gama Citroën 15-Six. A versão que apresentamos hoje é uma das mais raras: o Citroën 15-Six H, um Traction Avant equipado com a inovadora suspensão hidropneumática. Esta tecnologia tornou-se uma referência para a marca francesa e foi adotada em futuros modelos, como o icônico Citroën DS.

Quando o Citroën Traction Avant surge em 1934, a situação financeira da marca francesa não estava na sua melhor forma. O seu lançamento precipitado, somado à sua fraca fiabilidade por falta de desenvolvimento adequado transformar-se-ão rapidamente num problema. O que levou naturalmente ao abrandamento do entusiasmo despertado por este revolucionário automóvel.

O que acabou por levar ao afastamento de André Citroën dos comandos da empresa, bem como à anulação das versões mais luxuosas como o Citroën 22, um Traction Avant munido de um motor de 8 cilindros.

Com a chegada da Michelin à liderança da marca aos”chevrons”, a empresa adotou imediatamente uma gestão mais conservadora, focada na recuperação da confiança dos clientes. Isso foi feito através da resolução dos principais problemas iniciais do Traction Avant.

Embora este trabalho se concentrasse nas versões mais acessíveis, que atraíam mais clientes, isso não impediu a Citroën de preparar uma versão mais elitista.

Durante a gestão de André Citroën, imaginava-se uma versão V8. No entanto, os novos proprietários optaram por uma versão mais razoável, equipada com um motor de seis cilindros.

Denominado Citroën 15-Six, a versão topo de gama do Traction Avant vinha equipada com um motor de seis cilindros em linha de 2867 cm³, capaz de gerar 77 cv de potência. Este desempenho dinâmico era bastante impressionante para a época, especialmente num automóvel produzido em grande série. Julgue por si mesmo: o 15-Six atingia 135 km/h com um conforto sem precedentes.

Apresentado ao público em 1938, o Citroën 15-Six veria a sua produção interrompida durante a Segunda Guerra, para retomá-la a partir de 1947.

Apesar da sua boa imagem junto do público, a sua obsolescência estética e o imobilismo da sua ficha técnica começam a pesar sobre o Traction Avant. Sobretudo a partir de 1952, quando os rumores cada vez mais frequentes sobre a presença de um protótipo anunciando a chegada de um novo modelo para substitui-lo.

Tal não ditará o fim do Citroën 15-Six, pois em 1954 este obtém um final de percurso inesperado. A Citroën vai aproveitar as últimas unidades do Traction Avant 15-Six como laboratório sobre rodas para testar a viabilidade da nova suspensão revolucionária. Para isso a Citroën vai equipar o 15-Six da suspensão hidropneumatica no eixo traseiro, suspensão que veremos surgir no ano seguinte no Citroën DS.

Agora denominado Citroën 15-Six H (H para hidropneumático), este modelo foi produzido de 1954 a 1956. As 3077 unidades produzidas serviram como uma base preciosa para preparar o futuro. Esta será uma prática que a marca francesa repetirá ao longo da sua história.

Vive a tua paixão!

Deixe um comentário